quarta-feira, 7 de julho de 2010

07/07/2010 11h07 - Atualizado em 07/07/2010 11h34

Com poluição e tempo seco em SP, motoristas reclamam de carros sujos

Não chove há 14 dias na Grande São Paulo.
Previsão é de chuva leve para o sábado (10), segundo o CGE.

Do G1 SP

carro empoeiradoCarros ficam empoeirados devido à poluição e o tempo seco (Foto: Laurye Borim/G1)

Com a qualidade do ar prejudicada pela falta de chuva dos últimos dias, quem também sofre são os motoristas de São Paulo. Não chove forte na Grande São Paulo há 14 dias, e os carros ficam completamente empoeirados devido à poluição.

motorista jesséO motorista Jessé Ribeiro passa pano úmido
no carro toda semana (Foto: Laurye Borim/G1)

Yamada Kenji, proprietário de um lava-rápido na região da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, na Zona Sul, disse que o movimento cresceu nos últimos dias. “Aumentou o número de lavagens, principalmente de carros escuros. Acredito que seja consequência da falta de chuva.”

Das 20 estações de monitoramento da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), 18 apresentavam situação regular às 10h30 desta quarta-feira (7). Com o índice nesse nível, crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas podem apresentar sintomas como tosse seca e cansaço.

No carro do motorista Jessé Ribeiro, 31 anos, a poeira também incomoda. “Percebi sujeira até dentro do veículo. Tenho que limpar toda semana, mas não levo em lava-rápido para não ficar caro. Passo um pano úmido em casa mesmo porque assim dá para economizar”, disse.

yamadaYamada percebeu um aumento no número de
lavagens (Foto: Laurye Borim/G1)

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as temperaturas durante toda a semana devem ficar entre 13ºC e 25ºC. Somente no sábado (10), o tempo deve mudar e ficar parcialmente encoberto. Há possibilidade de chuva leve e rápido. Por volta das 10h30 desta quarta, a umidade relativa do ar era de 60%, mas pode chegar a 30% até o fim da tarde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera estado de atenção quando o índice de umidade relativa do ar fica abaixo dos 30%. Abaixo dos 20% é considerado estado de alerta, e abaixo dos 12%, estado de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário